10.4.12

09.04.2011

O dia amanheceu ensolarado, ao acordar a ansiedade e expectativa manifestavam-se pesadamente no meu estômago.
Vesti o traje lentamente, alisando rugas inexistentes, endireitando um nó de gravata perfeito, calcei os sapatos finalmente aos meus pés moldados, depois de tanto uso lhe ter sido dado. Observei a imagem com que o espelho me brindava, cada emblema e cada nódoa na capa preta no ombro suportada, cada fita na pasta colocada, tantas histórias e memórias ali eternizadas…
De capa traçada, passei grande parte da cerimónia, sentada perdida em pensamentos, camuflada entre tantas capas pretas que efusivamente, bem alto, abanavam as suas pastas com fitas das mais variadas cores.
Cada música, cada discurso, cada pequena acção invocava em mim memórias e sentimentos diversos e por vezes contraditórios, ora sorrisos e uma felicidade extrema, ora lágrimas de saudade há muito antecipada e receio de um futuro incerto.
Depois das insígnias impostas, era chegado o momento de por fim as fitas pelo fumo passar e esse instante, apesar de na minha memória estar para sempre gravado, não o consigo decentemente descrever. Ali, rodeada de preto e a cor do meu curso, entre uma multidão ensurdecedora de gente, por segundos o barulho, a minha mente bloqueou, enquanto os flash’s dos fotógrafos se certificavam que numa fotografia tal momento poderia ser posteriormente recordado, uma única certeza me invadia: tinha valido a pena!
Apesar de todas as dúvidas e receios, de todos os dissabores e frustrações tinha valido a pena, depois de tantas aulas, trabalhos, frequências e exames, horas de estudo e folhas e folhas de apontamentos…tinha valido a pena, por todos os momentos, por todas as pessoas que nos últimos três anos o seu caminho comigo partilharam, e pelo orgulho e felicidade que no olhar dos meus familiares e amigos eu podia testemunhar…tinha valido a pena!
Um ano passou desde daquele dia, em que rodeada de (quase) todas as pessoas importantes na minha vida as minhas fitas queimei, explicar a importância do mesmo para mim, por muito que escreva talvez nunca seja capaz, mas acredito que tenha sido exactamente naquele dia, em frente aquele pote cheio de fumo que pela primeira vez experimentei uma sensação de felicidade plena…


"Aproveite bem os momentos felizes de uma vida, porque ela é curta de mais para ficar numa simples lembrança!"
 Willy Neval

10 comentários:

  1. Eu vim de longe, de tão longe, que somente o teu coração pode alcançar essa distância e este sorriso que o amanhã me pediu para te dar.
    Compreendo a tua surpresa diante do que eu te digo. Porém, qual surpresa poderá ser melhor do que o vale encantado que eu trouxe para ti?
    Sim, bem sei que a tuas saudades são maiores do que o encontro de todas as tuas melhores circunstâncias. Mas a saudade tem isso de sempre ser maior do que temos no presente. Porque toda saudade é incompleta por si mesma.
    Porém... Do que te vale mais recordar do que viver? Mais desejar completar a tua saudade do que preencher os teus dias com novas oportunidades?
    Tu me dizes que não as têm? Abraço-te com meu carinho e solidarizo-me contigo...
    Eu também vim de longe para me encantar com suas lindas e sábias palavras que alcançaram meu coração.
    Um bom final de semana!
    Um grande abraço! E um carinhoso beijo.... http://www.uanderesuascronicas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Minha amiga foi um grande momento :) Guarda-o bem no teu coração. Sabes que eu se olhar para trás não me recordo de nenhum momento que me tivesse trazido tanta felicidade? Tive bons momentos, momentos especiais, mas nunca fui totalmente feliz. Talvez eu seja uma eterna insatisfeita, não sei ...

    Que tenhas muitos mais momentos desses na tua vida, tu mereces :)

    Beijito enorme :)*

    ResponderEliminar
  3. E é tão bom ser plenamente feliz, ainda que por breves instantes, afinal a felicidade é feita disso mesmo, de momentos. Aposto que ao recordares ainda és muito feliz.

    ResponderEliminar
  4. Estou a ver que levas isso do traje mesmo a sério. :) Aproveita.

    ResponderEliminar
  5. Essas lembranças, de felicidade plena, são inesquecíveis. E não existem palavras que se combinem entre si de um modo que seja fiel ao que sentimos nesses momentos! Por sorte, temos a nossa memória, companheira de viagem...
    Achei lindo esse post, Ana!
    Muitos beijos!

    ResponderEliminar
  6. Também tive esse momento o ano passado, é daqueles que nos marcam para sempre :)


    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo final do curso! :D
    Acredito que seja um momento difícil de explicar :)

    ResponderEliminar
  8. Um momento feliz a ser recordado :) E mais uma etapa realizada na tua vida, é de te sentires orgulhosa de ti própria e do teu esforço :)
    O titulo da mensagem tem a data de um ano atrás, mas pergunto-me, isto que descreves não foi este ano? O teu final de curso?
    Adorei a foto que colocaste :)

    Beijinho grande e que momentos destes de felicidade invadam sempre os nossos dias :)

    ResponderEliminar
  9. E caso para citar o Charles Kettering

    "Não estou interessado no meu passado. É o futuro que me interessa, pois é nele que vou viver o resto da minha vida."

    ResponderEliminar
  10. Tenho um desafio para ti no meu blogue :)

    Bjinho***

    ResponderEliminar