23.4.12

Os meus pequenos nadas: ler

Poucas são as coisas que me dão tanto prazer como a leitura, sou capaz de passar horas absorta no enredo de um bom livro, como tal "devoro" livros a uma velocidade impressionante (o caso é de tal forma "grave" que a minha mãe reclama sempre que alguém me oferece um ou me vê chegar a casa com algum).
Como em quase todos os restantes campos da minha vida, também neste não sou muito selectiva, leio de todo um pouco desde dos chiclés românticos até aqueles que exigem a minha total atenção e empenho na sua interpretação e são poucos os livros que ao virar a última página não me tenham deixado um gostinho de "quero mais"!
Leio um livro, porque a capa me chamou a atenção, porque a sinopse me cativou, porque me foi recomendado ou simplesmente porque o autor me intriga.
A minha biblioteca pessoal é bastante reduzida sendo composta sobretudo por livros oferecidos e assim permanecerá enquanto não for dona e senhora da minha liquidez financeira, contudo sou visitante assídua da Biblioteca Municipal. Adoro vaguear por entre estantes, retirar livros, ler sinopses, trazer uns quantos para casa e embarcar numa nova viagem.
Gosto de ser surpreendida pela história e conquistada pelas personagens, mergulhar na "vida" de outras pessoas e por instantes anestesiar a minha.
Assim não poderia deixar de recomendar um dos livros que ultimamente me cativou...
A árvore dos segredos de Santa Montefiore: comecei a lê-lo procurando algo leve que satisfizesse por um lado a minha necessidade de ler algo que não estivesse associado às palavras relatório e estágio e por outro que acalmasse o meu lado romântico e piroso com uma história de " príncipes e princesas e com o seu final feliz".
Mas é muito mais! Engloba em si todo o que procuro quando leio, fez-me sonhar, fez-me aprender, fez-me reflectir!
Apesar de ser um romance não é nada típico, as personagens poderiam bem ser pessoas do nosso dia-a-dia, cheias de defeitos e qualidades e apesar de no início me recusar a aceitar o rumo que a história parecia querer tomar, dei por mim no final não só a torcer por esse rumo como a encontrar uma profundidade no enredo que não esperava, sendo precisamente esse facto que me faz aceitar o final (por muito que na minha cabeça teime em acreditar que a autora eliminou um capítulo inteiro com o verdadeiro final!), além de é claro ter ficado com uma vontade enorme em conhecer a Argentina.


"Os livros são o abençoado clorofórmio do espírito."
Robert Chambers



Imagem retirada de: http://weheartit.com/
p.s. Não gosto que me contem o que vai acontecer naquilo que vou ler/ver portanto tentei restringir a minha opinião ao máximo, mas se ainda não estiverem intrigados e quiserem ler um comentário que vos convença definitivamente podem faze-lo aqui e aqui.

13 comentários:

  1. Ler é mesmo das melhores coisas que podemos fazer,se há tempo que para mim não é desperdiçado é o tempo que passo a ler.Gosto mais de romances mas estou como tu,posso ler de tudo um pouco,basta gostar das primeiras paginas que fico cativada e depois só descanso quando chegar a ultima pagina.

    ResponderEliminar
  2. Deixei te um mimo no meu blog ;) beijos
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Uma pessoa parece que voa através da leitura.

    ResponderEliminar
  4. Eu já fui mais adepta de ler livros, agora só mesmo escrever é que me dá bastante prazer. Sou mais virada ara romances, mas talvez o diga porque nunca experimentei ler outro género de historias. Em pequena ainda me lembro de ir à Biblioteca e fazer o mesmo que tu :) Até que cheguei a um dia e fartei-me por completo. Eu sou por fases, ora agora ando fixada numa coisa, ora farto-me e começo noutra :p E em parte é bom ir variando :)

    Beijinhoo*

    ResponderEliminar
  5. Eu fiquei curiosa :)

    E também vou a biblioteca buscar livros, adoro a sensação de procurar e perder-me por lá :)

    Boa semaninha amora :)

    Beijito*

    ResponderEliminar
  6. Também adoro ler! Mas quando começo as aulas os livros ficam completamente de lado :(
    Mas no Verão sou capaz de ler 3 livros por mês. Sou mais dada a romances e policias/thrillers.
    A minha mãe tem imensos livros que eu quero ler e por isso vou ter um Verão com muita leitura :D

    ResponderEliminar
  7. Também gosto muito muito de ler. Quando era mais novinha andava sempre na biblioteca a ir buscar livros, infelizmente ultimamente não tenho tido muito tempo para leituras, mas por acaso estou a ler um no momento :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Também adoro ler e se a história me prender leio em 1 ou 2 dias um livro inteiro. Fiquei curiosa com a tua sugestão.

    ResponderEliminar
  9. tambem gosto muito de ler. mas ultimamente ando a portar-me mal nesse aspecto.

    ResponderEliminar
  10. Ana, temos mesmo muitas semelhanças entre nós...
    Os livros são uma parte muito importante da minha vida, eu sinto que realmente não sei viver sem ler :)
    Vou procurar esse livro que você indicou! Acredito que vou gostar!
    Um grande beijo, querida amiga!

    ResponderEliminar
  11. compreendo perfeitamente... mal recebi um bocado de dinheiro fui logo torrar algum ao Amazon xD

    ResponderEliminar
  12. Miminho para ti no blogue ali dos suspiros :p

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. tenho um mimo para ti no meu blog ;)

    ResponderEliminar