22.2.12

Deixem-me falar-vos de uma das cidades de um Reino Maravilhoso: Vila Real

Cresci entre terras suíças e portuguesas, entre em constantes viagens, conheci as paisagens espanholas, francesas e alemãs.
Visitei os Alpes Suíços, o lago de Zurique ou os mais variados recantos da terra que todos os Verões era a minha casa.
Faço parte de uma família enorme, espalhada por Portugal e terras Franco-suíças, devido a ela conheço Braga, Famalicão, Lisboa, Porto, Algarve e Alentejo, nas paisagens amareladas e serenas deste último encontrei refúgio quando mais precisei...mas sempre voltei ao norte.
Sou transmontana de gema, orgulhosa vila-realense, adoro viajar, sozinha ou acompanhada, e ver o que me espera para lá do Marão. Mas não trocava as minhas montanhas de paisagens verdejantes, nem o meu Douro vinhateiro por mais apaixonada que seja pelas searas alentejanas ou as paisagens suíças que tornam tão maravilhosos os postais que delas guardo, muito menos as festas da minha cidade no verão ou em plena época de santos populares...

Porque aqui, o progresso talvez demore a chegar e nem sempre me é fácil aceita-lo mas talvez seja esse facto que ainda permita desfrutar o ar puro no parque da cidade, não perder horas e horas em filas de trânsito.
Sou uma das ditas "jovens do interior" motivo de reportagem da SIC no Domingo passado e adoro tal facto. Não sou citadina, muito pelo contrário, sou menina da aldeia com o maior orgulho, gosto de conhecer todos os meus vizinhos, poder sair e pedir emprestado uma caneca de "açúcar", participar nas festas tradicionais da terrinha, não saber o preço a que estão os vegetais ou o azeite num supermercado por ser algo que aqui em casa sempre se cultivou.
Sou natural de uma terra habituada a ver partir os seus em busca de melhores oportunidades, sou filha e sobrinha de pessoas que isso fizeram e como tal sei perfeitamente que num Portugal cada vez mais difícil de viver esse será também o meu caminho. Mas sei, tal como eles é aqui que sempre regressarei, pois é aqui que a minha alma pertence!


(andasse eu inspirada e talvez assim conseguisse transmitir melhor a essência deste Reino Maravilhoso, assim deixo-vos as palavras de Miguel Torga, ele sim verdadeiro escritor que melhor que eu descreveu esta paixão como um só filho desta terra poderia fazer)


" (...)
- Para cá do Marão, mandam os que cá estão!...
Sente-se um calafrio. A vista alarga-se de ânsia e de assombro. Que penedo falou? Que terror respeitoso se apodera de nós?
Mas de nada vale interrogar o grande oceano megalítico, porque o nume invisível ordena:
- Entre!
A gente entra, e já está no Reino Maravilhoso.
A autoridade emana da força interior que cada qual traz do berço. Dum berço que oficialmente vai de Vila Real a Chaves, de Chaves a Bragança, de Bragança a Miranda, de Miranda a Régua.
Um mundo! Um nunca acabar de terra grossa, fragosa, bravia, que tanto se levanta a pino num ímpeto de subir ao céu, como se afunda nuns abismos de angústia, não se sabe por que telúrica contrição. (...)"
Miguel torga *


*quem quiser ler o texto na íntegra é favor clicar: http://sigurhead.blogs.sapo.pt/22462.html

p.s. foto retirada do facebook Daniel Camacho photografy

6 comentários:

  1. Adorei! Ler o que escreveste aumentou ainda mais as minhas saudades da Serra da estrela, onde os meus avós e padrinhos moram e de onde o meu pai é. Adoro lá ir e estar. Também sou reconhecida lá, porque somos todos da mesma família, praticamente. E depois de lá estar uns dias faz-me confusão voltar a Lisboa porque é só prédios e barulho. Lá saio de casa e vou andar sem ter de dizer onde porque não é como na cidade.
    Adoro o campo!

    ResponderEliminar
  2. Já tive oportunidade de conhecer. Linda, sem duvida

    ResponderEliminar
  3. Também sinto assim...quando temos um lugar no mundo onde nos sentimos em casa, podemos viajar ao redor de todo o planeta, mas sempre sabemos para onde voltar :)

    PS: Tenho imensa vontade de conhecer Portugal...esse post me fez querer ainda mais...quem sabe em breve...
    :)Muitos beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Eu não sou de Vila Real, mas adorei lá viver durante estes três anos, é uma terrinha linda *-*

    Lindinho textinho Ana, uma pessoa sempre regressa e é tão bom regressar a casa, não é?

    Beijito* amora lindinha *-*

    ***

    ResponderEliminar
  5. Já vi que somos mais parecidas do que imaginava :p
    Também vivo no campo, ou seja, numa vila pouco desenvolvida, aqui conhecesse toda a gente é verdade, filho de sicrano e fulano tal, aqui cumprimentamos toda a gente como se fossemos todos amigos uns dos outros, tenho os meus vizinhos que gosto imenso, partilhamos conversas, sorrisos, alguma agricultura e ate mesmo doçarias :)
    Adoro o local onde vivo porque tb tenho uma imensidão de natureza perto de mim, alias vivo perto de uma serra, como tal até posso ser chamada de serrana :p
    De certeza que se deixar a minha terra devido ao campo profissional, vou sempre voltar às minhas origens, isso sem duvida nenhuma. Tenho uma casa que adoro, um jardim, uma horta, animais etc aqui sinto-me bem, livre e solta, que certamente se vivesse num apartamento não sentiria igual.
    Só há um contra, é que eu gosto de ser discreta e que não se metam mto na minha vida, e nestes meios sabe-se tudo, as noticias correm depressa e também existem muitos boatos. Mas pronto, nem tudo é maravilhoso e temos de saber conviver com isso :)

    ResponderEliminar
  6. só agora é que reparei que és da Bila :o mundo é pequeno!

    ResponderEliminar