8.6.12

As amantes do verão: festas, arraiais e festivais de verão

(marchas de S. João nas ruas de Vila Real)

O verão é a época de excelência das festas populares pelos meus lados,  quer sejam as festas da cidade durante este mês (que celebram como não poderia deixar de ser os Santos Populares, ou não fosse S. António, o padroeiro da cidade) ou qualquer uma das festas de verão que ocorrem em cada uma das freguesias que compõem o conselho de Vila Real.
Assim o meu verão é passado um pouco em cada uma destas festas, nas barraquinhas e "carrocéis" do S. António, num convívio de S. João (dividido entre os festejos na cidade e o "saltar da fogueira de belas luzes" na minha aldeia), ou na procura dos "pucarinhos" feitos com o barro de Bisalhães, na feira de S. Pedro, perfeitos para oferecer à mãe.
Contudo a minha festa de eleição não poderia ser outra que não a da minha aldeia, celebrada em Agosto, com duração de quatro dias e em honra do Sr. dos Emigrantes, é a altura em que as ruas ganham mais vida, os filhos da terra regressam para umas merecidas férias, as famílias finalmente têm oportunidade de "matar saudades" e os amigos de infância têm oportunidade de pôr a conversa em dia.
Ora tendo eu uma família alargada tão grande, dispersa um pouco por todo o Portugal e o mundo, está fácil de ver o porquê desta minha eleição!
Em suma verão para mim, não seria verão se não pudesse fazer parte destas festividades (mesmo que devido à crise estas tendam a ser de ano para ano cada vez mais restritas)...

"Uma vida sem festas é como um largo caminho sem pousadas."
Demócrito



4 comentários:

  1. Deve ser uma bela festa numa linda Cidade.
    Bjstos

    ResponderEliminar
  2. Para mim, essas festas lembram o inverno porque acontecem no Brasil na época em que está bem friozinho :) Eu adoro!!!
    Aqui, na noite que antecede o dia de Santo Antônio, as meninas escrevem nomes masculinos em pequenos pedaços de papel, dobram e colocam em uma bacia com água, que deve dormir no sereno. No dia seguinte, ao amanhecer, o papel aberto tem o nome de seu próximo namorado :D É apenas uma brincadeira, mas dizem que dá certo :)
    PS1: Saudades sim, e muitas!!! Você voltou faz tempo, mas agora é para valer :)
    PS2: Querida, me perdoe não estar respondendo aos comentários no meu blogue, mas é que o tempo está muito curto e precisei diminuir o ritmo para não ter que parar de uma vez... :)
    PS3: Conversa sobre livros? Na hora em que você quiser :D É só chamar :D
    Mil beijos!

    ResponderEliminar
  3. São festas bem especiais então :)

    ResponderEliminar
  4. Mas que bem... deve ser giro giro!

    ResponderEliminar